terça-feira, 28 de setembro de 2010

Evangelizando com Cores, Contando História

Contar histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações vividas pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões. É uma possibilidades de descobrir o mundo imenso dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos. É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a tristeza, o pavor, a insegurança, a tranqüilidade e tantas outras mais.

Contar histórias é a mais antigas das artes. Nos velhos tempos, o povo assentava ao redor do fogo para esquentar, alegrar, conversar, contar casos. Pessoas que vinham de longe de suas Pátrias contavam e repetiam histórias para guardar suas tradições e sua língua. As histórias se incorporam à nossa cultura. Ganharam as nossas casas através da doce voz materna, das velhas babás, dos livros coloridos, para encantamento das crianças.

 Pensando nisso, o grande pastor batista Charles Spurgen, ao criar a evangelização com cores, a partir de uma mensagem dada, em 11 de janeiro de 1866, para algumas centenas de órfãos, quando falou sobre “lava-me, e ficarei mais branco do que a neve” Sl 51:9. Spurgeon usava apenas três cores: Preto – representando o estado de pecado da humanidade – normalmente referida como a página escura; Vermelho – representando o sangue de Jesus; Branco – representando a perfeita justiça de Deus dada aos que crêem através do sacrifício de Jesus.

 Esta interessante ferramenta evangelística é uma aplicação moderna do livro sem palavras, o Wordless Book, do próprio Spurgeon. Você também pode evangelizar crianças ou mesmo adultos que se encantam com uma bela história contada, uma das histórias mais antigas do mundo, não só deste (leia Efésios 1.4). Deus nos amou e nos revelou o seu grande amor. Transmita também essa mensagem de Salvação. Veja como:

Há muitas maneiras de apresentar a mensagem do evangelho e os braceletes variam ligeiramente em sua composição para acompanhá-las. A maneira mais tradicional utiliza as cinco cores:

Amarelo – Deus preparou o céu para nós Ap. 21:21b ou Deus criou um mundo perfeito e as pessoas para viver em comunhão com Ele;
Preto – O pecado nos separa de Deus e nos tira do céu Rm 3:23 e 6:23;
Vermelho – Jesus derramou seu sangue na cruz para pagar por nossos pecados Rm 5:8 e 1Pe 3:18a;
Branco – Se nós aceitarmos Jesus e deixarmos os pecados, nosso coração fica limpo Jo 1:12e Rm 10:9;  
Verde – Depois de crer e receber o que Jesus fez, nós precisamos crescer em nosso relacionamento com Ele através da leitura da Bíblia, da oração e da comunhão em uma igreja onde a Bíblia é ensinada Mt 18:20 e Jo 1:7.


Uma forma mais complexa inclui uma sexta cor (azul) e três nós na exposição:
Primeiro nó – nascimento;
Amarelo – Deus nos ama e deseja se relacionar conosco Jo 3:16;
Preto – o pecado é o que nos separa de Deus – nós escolhemos desobedecer a Deus Rm 3:23;
Vermelho – Jesus morreu na cruz e levantou da sepultura, pagando o preço pelos nossos pecados – Ele proveu o único caminho para Deus Rm 5:8;
Segundo nó – este nó representa uma decisão que devemos fazer – aceitar Cristo Rm 10:9;
Branco – quando nos tornamos cristãos, Deus nos limpa de tudo o que é errado e nos lava até ficarmos brancos como a neve 1Jo 3:5 e Is 1:18;
Azul – um de nossos primeiros atos de obediência é confessar nossa fé publicamente através do batismo At 2:41;
Verde – precisamos crescer em todas as áreas de nossa vida, sempre olhando para Jesus como nosso exemplo 2Pe 3:18;
Terceiro nó – a morte já não nos traz medo quando somos cristãos, porque temos um lar eterno com Deus nos céus 1Jo 5:12-13.

Evangelize! Cumpra a sua missão!!!

Um comentário:

  1. Ahhh a pulseira mais linda do mundo *-* rsrs
    Deus abençoe vocêee! E a nós ao falar com ela :) bjs

    ResponderExcluir