sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Qual é o Seu Chamado?



“E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após eles se levantou, que não conhecia o Senhor, nem tampouco a obra que fizera a Israel.”
(Juízes 2.10)

A falta de conhecimento da Lei do Senhor culmina em destruição, como se vê em Oséias 4.6.
Ao olharmos para o texto de Juízes 2.10, vemos que, depois de Israel entrar na Terra Prometida, a tão sonhada terra que mana leite e mel, se levantou uma geração que não conhecia ao Senhor. Todos nós sabemos que o povo de Israel, por desobediência, morreu no deserto e somente Josué e Calebe entraram na Terra Prometida, dentre aqueles que foram resgatados pelo Senhor, e tirados com forte Mão, do Egito.

Não se contavam mais as histórias, os milagres que Deus fizera no meio do povo lá no deserto, não se liam as leis, e o povo desconhecia o Deus Todo-poderoso. Com isso, os povos pagãos começaram a roubá-los, a oprimir tanto o Povo Escolhido, que em um episódio eles fizeram buracos na terra para se esconderem dos inimigos. A tão sonhada terra de altos deleites se tornara em tormento, por motivo do desconhecimento da vontade de Deus para aquela nação. Israel vivia oprimido por outras nações, por pessoas promíscuas, adoradoras de ídolos, povos injustos.

Porém, Deus sempre se preocupou e amparou os seus escolhidos e sempre enviou seus heróis para mudar a situação do povo, garantindo que existe um Deus de Israel.



“E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os roubaram.”
(Jz 2.16)



Deus, que jamais deixa de olhar para o seu povo, suscita dentre o próprio povo os seus heróis. Não levantou o super-homem ou a mulher-maravilha, mas levantou homens e mulheres de carne e osso. Líderes, que mudariam o curso da história daquela nação. Homens e mulheres que até então não tinham uma posição relevante diante do povo, mas que brilhavam nos olhos de Deus.


Os Juízes eram, em sua maioria, pessoas simples, do campo, às vezes filhos de pessoas de personalidade duvidosa, até mesmo uma “jovem” mulher de 90 anos de idade. Eram pessoas normais, inominadas diante da sociedade, mas que fizeram a diferença para a sua nação e “que os livraram da mão dos que os roubaram”, isso porque tiveram coragem de enfrentar os inimigos, sabendo que Deus era com eles.


Deus nos resgatou do mundo para que sejamos modelos e, em meio a tanta falta de conhecimento sobre Deus, o Senhor deseja levantar você como líder do povo! Com nossos antecessores está a experiência, mas conosco está a força e a força é quem nos motiva a progredir, a acreditar que dá pra mudar, a lutar por uma sociedade mais justa e que conheça e reconheça Jesus Cristo, como o Único e suficiente Salvador.


Não importa de onde você é, onde você estudou, se a sua família tem nome ou se você é um mero desconhecido, o que importa é que Deus tem todo o poder para te fazer um grande homem, uma grande mulher, que livrará o povo daqueles que o oprimem. O nosso Mestre Jesus é exímio nisso. Ele pega aquilo que nada é e transforma naquilo que poderá vir a ser.


Liderança é uma questão de atitude, de iniciativa e de reconhecimento da necessidade que está a sua volta. E o que você vê? Você se contenta com uma geração que vai para os congressos, se enche de motivação, quer mudar a “cara” da nação, mas que, porém, um mês depois só se lembra daquela dança, ou daquela “garotinha” ou daquele rapaz loiro, de olhos azuis? Como, também representante desta geração, eu assumo que estamos enganados e precisamos tomar uma atitude de juventude líder do nosso país, de pessoas que foram chamadas por Deus para uma missão, uma nobre missão, mas isso começa aí onde você está.


Qual vai ser a sua atitude diante disso, jovem? Você vai ser conivente com pessoas pecando, omisso à pilhagem e ao sofrimento do povo, ou vai se colocar no lugar para onde Deus te escolheu para ficar? Seja um líder segundo os propósitos de Deus, seguindo os passos de Jesus.


Deus te guie em todas as suas decisões!
.

11 comentários:

  1. Parabens!

    Fico Feliz de saber que alguém esta clamando, não podemos ficar calados diante de grande número de testemunhas, é tempo de agir. Gostei muito.

    Pr. Emerson

    ResponderExcluir
  2. Vc meu amigo, foi realmente chamado,siga em frente,pregue essa palavra
    maravilhosa,palavra de vida.

    ResponderExcluir
  3. Alan,
    Fico feliz quando um jovem leva a sério as coisas de Deus, pois o que tenho visto é uma juventude "sem propósito", nos chamando de "caretas".
    Bem aventurados são os jovens que não se envergonham do evangelho. Graça e paz!!

    ResponderExcluir
  4. irmâo e amigo, q palavra grandiosa, estou emocionada. parabens!!!! deus te abençoe mais....muito mais a cada dia.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu blog. Vemos muitas pessoas utilizando a net pra satisfazer os próprios egos e outras pra fazer intrigas e até algumas pra crimes e pecados que desagradam ao Nosso Deus. A obra de Deus é completa e tudo que fizermos em Sua causa terá um valor celestial e não há dinheiro que pague. Deus te abençoe meu irmão. ass Daniel B. Carvalho

    ResponderExcluir
  6. lindo d+ parabéns eu tenho muito orgulho de te ter como meu irmão te amo muito!!

    ResponderExcluir
  7. Alan tá bom !!!!!
    eu li tudinho tá ??
    muitissimo interessante
    caraca muito bommmmmmmmm
    gostei meus parabens
    rsrsrsrsrsrs kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Sim,Deus nos chamou! Ele precisa de apenas uma vontade, vinda de nossa parte.
    Creio que Deus me chamou,do lugar onde eu estava, da situação que eu estava, situação essa de completa dependência dele.
    Ele tem de mim "uma vontade", tenho sede de fazer a obra.
    Por que Paulo nos diz, inspirado por Deus: "Porque somos feituras suas, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andasse-mos nelas." (ef.2:10)
    Que Deus abençoe a todos aqueles que tem essa vontade, inclusive vc meu irmão!
    Graça e paz!

    ResponderExcluir
  9. Acho legal falar sobre a atuação do Espírito Santo na vida dos jovens.O estudo da EBD, do último domingo, foi bem interessante!
    Penso que poucos "se ligam" nesse assunto, deixando de viver tudo o que o Espíríto tem a nos proporcionar.Vale a pena refletir!

    ResponderExcluir